Tipos de Peixes

Pacu (Piaractus mesopotamicus)

 

• Características: Possui corpo ovalado e comprimido. Dorso castanho ou cinza escuro, com ventre amarelo. É comum apanha-lo em baixo de árvores cujos frutos caem na água pois visita comumente os campos alagados na época da cheia em busca destes alimentos. É considerado também um peixe bastante esportivo e de excelente sabor. Comprimento até 60 cm.

Jaú (Paulicea luetkeni)

 

Características: Um dos maiores peixes de água-doce do Brasil, podendo atingir 1,8 metros de comprimento e 100 kg. O peso-pesado dos nossos rios, também chamado de Giant Catfish, pertence a família Pimelodidae. Possuí corpo robusto, curto e grosso. Cabeça larga e achatada, boca grande chegando a ocupar 2/3 da cabeça. Olho muito pequeno. Coloração cinza claro e castanha com numerosas pintas indistintas espalhadas pelo corpo, às vezes unidas formando manchas maiores. Margens das nadadeiras, especialmente da caudal, com listras estreitas transversais e sinuosas.

Dourado (Salminus maxillosus)

 

• Características: Espécie muito esportiva e possui carne de excelente sabor. Como o nome já diz apresenta coloração dourada por todo o corpo, cada escama possui pontos escuros formando em conjunto linhas longitudinais que ocorrem desde o dorso até abaixo da linha lateral. Mancha escura alongada na cauda e nadadeiras alaranjadas. Considerado o rei do rio por sua esportividade.

Piranha (Pygocentrus nattereri)

 

Características: Dorso escuro, região ventral mais clara. Indivíduos menores (até 10 cm de comprimento aproximadamente) com pequenas manchas no flanco e os maiores em geral com colorido uniforme. Em vida possui colorido amarelo ou vermelho amarelado na região ventral. Peixe carnívoro e muito voraz. A piranha da um excelente caldo, que segundo os pescadores é afrodisíaco.